Já conhece o QEMP?

Ferramenta de ensino adaptativo desenvolvida pela Clinton Education capacita empreendedores e profissionais em fase de preparação e planejamento de novos negócios.

qemp

Segundo pesquisa do Instituto Data Popular de 2015, 38,5 milhões de brasileiros têm intenção de abrir o próprio negócio. O número corresponde a quase 30% da população do País. A veia empreendedora do povo brasileiro, no entanto, contrasta com a dificuldade em manter negócios em pleno funcionamento durante longo prazo. Levantamento realizado pela Fundação Dom Cabral, no final de 2014, revela que uma em cada quatro startups “morrem” antes de completar um ano de operação.

A partir do mapeamento e análise dos principais desafios enfrentados por quem planeja empreender, a Clinton Education, empresa de educação corporativa fundada em Nova Iorque (EUA), desenvolveu o QEMP, ferramenta de avaliação do “Quociente Empreendedor”. A solução foi criada para ser utilizada em novos projetos de empreendedorismo e também de intraempreendedorismo, quando há abertura de novas frentes de negócio em empresas já consolidadas. Além da solução direcionada aos profissionais que planejam e criam novos negócios, o QEMP apoia o ecossitema empreendededor por meio da formação de educadores e mentores aptos a capacitar pessoas interessadas em desenvolver habilidades na área.

A metodologia QEMP (ou Quociente Empreendedor) foi estruturada e validada academicamente para análise individual ou de equipes. O processo considera seis Pilares do Empreendedorismo: Aderência, Dinâmica do Mercado, Experiência, Controle e Planejamento, Perfil Empreendedor e Recursos. Além dos Pilares, o QEMP avalia quatro Dimensões Pessoais: Analítico, Processual, Inovador e Relacional. Essas Dimensões consideram o modo como pessoas interagem e aprendem sobre o meio em que atuam.

Após realizar uma avaliação ligada ao projeto que um profissional ou equipe atua ou planeja atuar, a metodologia QEMP gera um mapa visual que apresenta os Pilares e Dimensões Dominantes (mais desenvolvidos) e Complementares (menos desenvolvidos). A ferramenta, então, apresenta o plano de autodesenvolvimento, com orientações práticas, adaptadas ao contexto individual e de equipes. Além disso, como complemento ao desenvolvimento, há a opção de recorrer a Mentores Certificados na metodologia.

“O QEMP utiliza as melhores práticas do ensino de negócios para adultos, tais como ensino adaptativo, andragogia e sugestão de desafios cognitivos adequados ao momento do profissional. O envolvimento do usuário na criação do próprio programa de ensino gera um plano educacional personalizado, que leva a um maior engajamento na criação e planejamento de negócios em empresas nascentes ou já estabelecidas”, explica Thiago de Carvalho, fundador e Country Manager da Clinton Education e um dos idealizadores do QEMP.

Carvalho conta que desenvolveu a ferramenta aliando sua própria experiência de mercado aos estudos acadêmicos na área de empreendedorismo, durante mestrado realizado na New York University, nos EUA. “Identificamos que era preciso desenvolver empreendedores habilitados a refletir diretamente sobre as suas capacidades, bem como facilitar a identificação de pontos a melhorar. Acreditamos também que docentes da área possam fazer uso de uma solução que apresenta de forma clara e direta os dilemas, pontos fortes e fracos de empreendedores e equipes, de modo que fique mais evidente os caminhos e responsabilidades”, afirma.

O QEMP é uma solução utilizada por alunos e ex-alunos de instituições de ensino superior e programas de educação continuada, participantes de competições de negócios, projetos de inovação corporativa e na seleção de startups por incubadoras e investidores. A solução também é utilizada diretamente por empreendedores que buscam melhor planejar seus negócios. Para Dario Vedana, Product and Marketing Manager da Clinton Education e integrante da equipe de pesquisadores que projetou a ferramenta, a metodologia QEMP auxilia organizações na customização de programas de ensino para o empreendedorismo e intraempreendedorismo. “O desenvolvimento profissional não é imposto aos empreendedores, mas descoberto e construído por eles, seguindo as boas práticas utilizadas no ensino de adultos”, diz.

Vedana explica que o QEMP também mira instituições de ensino, franqueadores, associações e o mercado de business coaching, sendo, inclusive, um método de identificação de aptidões individuais indicado para consultores de RH. “O QEMP oferece suporte para um trabalho estruturado de mentoria aplicado em processos de seleção de profissionais e na atribuição de determinadas funções no ambiente de trabalho”, conclui.

Para profissionais conhecerem seu QEMP e terem acesso a um plano de ação personalizado, eles devem acessar o site www.qemp.com.br. Parte da solução é disponibilizada sem custo. Para ter acesso à solução completa, que avalia os 6 Pilares do Empreendedorismo e 4 Dimensões Pessoais, é cobrado R$110.

Sobre o QEMP
O QEMP é uma ferramenta de avaliação que mede o quociente empreendedor em 6 pilares essenciais do empreendedorismo e 4 dimensões pessoais. A solução foi criada para desenvolver empreendedores, seus projetos e ambientes, bem como educadores da área e profissionais de RH, por meio de metodologia estruturada e validada academicamente. Mais informações sobre o QEMP: http://qemp.com.br

Sobre a Clinton Education
A Clinton Education é uma empresa de educação corporativa nascida no West Side de Manhattan, Nova Iorque, em outubro de 2014, e criada por educadores especializados em ensino-aprendizagem de adultos. Por meio do Center for Teaching and Learning, desenvolve professores e futuros professores de universidades, educação continuada, coaching, mentoring e consultorias. Para conhecer a Clinton Education, acesse: http://www.clinton.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *